26 de março de 2012

A "Escola de Atenas", de Rafael


A Scuola di Atenas é uma célebre pintura de Rafael, pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura, no Palácio do Vaticano. Representa uma cena idealizada da discussão filosófica, reunindo os maiores vultos do pensamento da Antiguidade. Ao centro, Platão, com um dedo erguido para o céu, segura um exemplar do Timeu e discute com Aristóteles, que de acordo com a sua reputação de filósofo realista, aponta para a sua frente, enquanto segura a Ética a Nicómaco com a outra mão. As outras figuras do quadro representam outros pensadores, como Epicuro, Pitágoras, Averróis, Euclides, Ptolomeu (representando o próprio Rafael), etc.

Do facto de nem todos estes filósofos e cientistas serem contemporâneos uns dos outros pode-se talvez deduzir que Rafael pretendia transmitir a ideia de que o progresso do saber humano se faz através do diálogo, da transmissão do conhecimento de uns a outros, e que este diálogo se pode fazer, e faz, entre os grandes vultos do pensamento, independentemente da sua contemporaneidade e co-presença física.

1 comentário:

  1. Olá carissimos alunos,
    Cá estou de novo no blog a dar palpites mas vejo que ainda não "evoluiu" desde a nossa aula de terça feira. Fix então as minhas recomendações e fico à espera que apareçam novodades para então comentar!
    bom fim de semana!
    CC

    ResponderEliminar