27 de abril de 2012

Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação


Para aceder ao texto clique no seguinte link:


https://docs.google.com/document/pub?id=1MtJLmv_eZRFyO_fzQ7Jo09kBSuqlpzOEm7S8Yb_2dg4

4 comentários:

  1. Caros alunos,
    Acabo de ler o texto que seleccionaram para fazer a vossa análise, um texto de 1993, de dois docentes da UM e que retrata a evolução da TE em Portugal até à data. Sem duvida que tem interesse porque aborda a origem e desenvolvimento do dominio da TE em Portugal, mas é um pouco antigo, por isso acho que uma opção por um texto mais recente que seria decerto mais util para quem vai ser docente do seculo XXI! Mas este é apenas um pormenor. Passando ao conteudo da recensão em si, embora um pouco longa, está correta e focaliza os pontos chave do texto. Poderiam contudo, no final da sintese, ter terminado com uma opinião vossa que reflectisse o que pensam sobre a temática e em que isso contribuiu para o vosso conhecimento pedagogico/tecnologico como seria de estar numa UC de TE.
    Há também erros formais a corrigir e que tem a ver com as normas de citação e referenciação. Quando citam autores que não leram deve, citar a fonte consultada, por exemplo: (Aguado Arese, 1997, citado em Blanco e Silva, 1993) e isto em todos os casos.
    Falta a referencia final corretamente formatada e fico desde já à espera que procedam a estas correções antes de finalizar o processo da avaliação do vosso trabalho.
    Abc
    CC

    ResponderEliminar
  2. Cara professora:
    O nosso grupo procedeu a alterações ao texto, tentando ir ao encontro do que pede no seu comentário. A primeira crítica que faz, todavia, não a posso aceitar. Escolhemos este texto devido ao facto de ele apresentar uma contextualização mais reflexiva e conceptual à questão da tecnologia, e desse modo aproximando-se da nossa área, que como sabe, é a filosofia, pareceu-nos um texto interessante. Se o texto não é uma boa escolha, pensamos que caberia à professora eliminá-lo da bibliografia. Falo na 1ª pessoa, mas penso que os meus colegas de grupo partilham da mesma opinião.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      O seu argumento é muito valido e pertinente. No entanto a questão não tem a ver com a qualidade do texto em si, que é um marco na historia da TE em Portugal, razão porque faz parte da bibliografia desta UC. O que me parece é que poderiam ter escolhido algo mais atual e recente...mas é uma questão de opção, ou seja, eu teria optado por outro texto, percebe?
      Verifico que a 1ª versão do texto foi já corrigida o que muito me apraz verificar.
      Até à semana, abraço,
      CC

      Eliminar
  3. Olá ao grupo,
    Penso que já respondi a este vosso comentario. Não o retiraram?
    O que disse então foi no sentido de vos dizer que poderia ter sido mais util a escolha de um texto mais actual, não a qualidade do texto em si que é bom mas sendo de 1993 refere um contexto muito diverso da realidade da TE nos dias de hoje.
    Até logo!
    abc
    CC

    ResponderEliminar