15 de junho de 2012

Filosofia, Metodologia e Teoria


A diferença entre filosofia, teoria e metodologia

tripe_projetos
Pode dizer-se que qualquer atividade humana exige conceito.
E o que podemos falar de conceito é a capacidade de alinhar estas três vertentes.
Filosofia, teoria e metodologia – mais uma organização vai gerar valor.

Muitas pessoas e organizações vivem o dia a dia sem se dar conta que estes três fatores não estão alinhados e, quando não estão, começam a perder valor no "mercado".
Um diagnóstico deste tipo passa por uma análise de toda a organização, dentro do espírito de revisão da gestão e dos resultados: qual é a filosofia vigente, qual a teoria e a metodologia (ou as metodologias) para que se possa fazer correções de rumo.
Vejamos.

Filosofia é o campo do estudo do para porque?.
  • Porque estamos vivos?
  • Porque trabalhamos?
  • Porque criamos uma organização?
Teoria é o campo de estudo do como funciona;
  • Qual são os fenómenos principais que afetam a vida da organização?
  • Quais são as forças que o regem?
  • Como atuam elas entre si?
  • Como variam a cada contexto?
  • Quais devemos destacar mais agora?
Metodologia é o campo de aplicação prática para alinhar filosofia com teoria:
  • O que deve ser feito para um alinhamento filosófico?
  • O que deve ser feito para um alinhamento teórico?
  • Ou seja, que ações precisam ser feitas para que se possa organizar as forças em movimento, conforme a filosofia escolhida e a teoria  relevante?

Filosofia, portanto, é um campo que nos permite rever os conceitos mais básicos da organização e de onde estamos e para onde vamos. Os princípios que devem governar os projetos.
É da discussão filosófica, portanto, que as organizações tiram a sua missão no mundo e que deveriam faze-la valer, através do uso das teorias e das metodologias que as tornem possíveis.
É da filosofia que saem os princípios inegociáveis e que marcam a vida de uma organização ao longo do tempo.
A filosofia parte de dentro para fora, de um propósito daquilo que se quer mudar na sociedade.
Já a teoria é o estudo de como o planeta, de facto, funciona e como é possível usar estas forças a favor dos propósitos da organização.

É das metodologias que nasce o que podemos chamar da gestão da organização.
As metodologias traçam um conjunto de ações para que as forças identificadas sejam trabalhadas de forma consciente e que se possa tirar resultados previsíveis para os objetivos traçados dentro da filosofia escolhida, do porque fazemos as coisas.
Ou seja, deve-se procurar um alinhamento entre a:
Filosofia -> Teoria -> Metodologia
No final de tudo, devem existir medições dos resultados da metodologia escolhida para analisar se o que consideramos importante na filosofia adotada está a ser, de fato, implementado, através das variáveis vistas nas teorias.
  • A filosofia na organização é a missão;
  • As teorias são as ferramentas que guiam as estratégias;
  • E as metodologias são as ações, gestão que é feita para seguir o que é traçado.
Uma análise de uma organização deve rever como ela é quea análise está a lidar com estes três fatores, e se estão alinhados para gerar valor.

5 comentários:

  1. Olá Rosalina, gostei de ler o seu post porque nunca tinha pensado esta questão desde este ponto de vista. De facto a filosofia vai aos fundamentos parte de dentro para fora preocupa.se com os grandes propositos...

    ResponderEliminar
  2. Olá grupo!
    Ja comentei este post há tempos mas o meu comentário não aparece visivel? o que se passa? Não permitem a inserção de comentarios? Mas isso é desvirtuar a missaõ de um blog...

    ResponderEliminar
  3. Olá professora
    De facto tivémos um problema cm os comentários, devido a ter optado por os moderar. Infelizmente o google não me notifica por e-mail de quando são feitos comentários, e como ultimamente não tenho tido tempo para dar muita atenção ao blog, só agora ao publicar o podcast e fazer uma revisão do blog é que me apercebi que existiam vários comentários seus a aguardar moderação...
    Estando o mal feito e já não sendo possível fazer muito para o remediar, só me resta pedir desculpa pelo lapso...

    ResponderEliminar
  4. Olá professora, é verdade a filosofia remete-se para o campo da reflexão quer individual, quer em coletivo. Nestas três componentes (Filosofia, Teoria e medodologia) intrinsecamente ligadas, que nos orienta para os propósitos a seguir, há que pensar/refletir em profundidade desde o nosso intimo para que consigamos transmitir com clareza os propositos que queremos atingir.

    ResponderEliminar