8 de junho de 2012

A importância da Filosofia da Tecnologia

Em geral, os “grandes filósofos” postulavam que a tecnologia era (i) a simples aplicação da ciência ou (ii) era sempre benéfica. A tradição romântica de fins do século XVIII era pessimista quanto à ciência e, por tabela, quanto à tecnologia.
Particularmente na Alemanha havia uma tradição filosófica muito grande na leitura pessimista sobre os males da sociedade moderna (em geral) e da sociedade tecnológica (em particular). A Sociedade para a Filosofia da Tecnologia foi fundada apenas em 1976 e é um campo que ainda não foi consolidado ainda hoje.
Essa falta de reflexão não poderia gerar outro cenário senão o atual: o ‘adesismo’ acrítico à tecnologia como o mercado deseja, sem o questionamento de seus usos e possibilidades de transformação social. Vale apenas o consumo desenfreado, status da atual sociedade suicida.

2 comentários:

  1. Esta adesão "cega" da nossa sociedade aos beneficios da tecnologia que é analisada de forma acritica e regida por regras de mercado também me preocupa muito... o que podemos fazer para começar o debate?

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar a discussão destas temáticas devem começar nas escolas e abordadas numa perspectiva transdisciplinar, de modo a que os alunos saibam utilizar as tecnologias de forma crítica e racional. Por outro lado, a sociedade em geral deve abordar igualmente estas temáticas atribuindo aos meios de comunicação social essa função de "fomentador" dessa discussão, ou seja, através de programas, debates, etc.

    ResponderEliminar